Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua Portuguesa
13/03/2025 - 14/03/2025
Informações Gerais
Muitos países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Angola e Moçambique, entre outros, estão buscando o Desenvolvimento Sustentável. Eles também compartilham de desafios ambientais semelhantes, como o desmatamento, a escassez de água e o impacto das mudanças climáticas. Estes países encontram-se em vários estágios de desenvolvimento econômico, muitas vezes dependendo fortemente dos recursos naturais. Existe uma necessidade percebida de promover estratégias que equilibrem o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente, sendo crucial para a prosperidade a longo prazo. É neste contexto que está sendo organizado o “Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua Portuguesa”.
O evento será realizado em português. O idioma comum fornece uma plataforma única para comunicação e compreensão. O Simpósio aproveitará esta unidade linguística para aprimorar o intercâmbio de conhecimentos, melhores práticas e tecnologias sustentáveis. Também criará uma abordagem mais coesa para as metas internacionais de sustentabilidade ambiental e regional. O evento será um acréscimo bem-vindo aos esforços para educar e aumentar a consciencialização sobre questões de sustentabilidade específicas do mundo lusófono, empoderando as comunidades locais e formuladores de políticas públicas.
Objetivos do evento
O Simpósio pretende reunir especialistas, acadêmicos, líderes industriais e formuladores de políticas públicas dos países de língua portuguesa para discutir o papel do Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para promover o bem-estar humano e ambiental e o crescimento econômico.
- explorar ferramentas sobre como educar e capacitar indivíduos em competências diretamente relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, tais como energias renováveis, agricultura sustentável e práticas de economia circular;
- discutir formas de tornar as questões do desenvolvimento sustentável mais acessíveis a um público mais amplo, incluindo comunidades marginalizadas e rurais, para promover a educação e oportunidades inclusivas;
- promover parcerias entre instituições de ensino, indústrias e governos para garantir que possam contribuir efetivamente para a implementação dos ODS
- divulgar processos de cocriação, participação e cidadania ativa na busca de novas epistemologias, novas ordens sociais, e futuros socio-ecológicos sustentáveis e saudáveis.
- debater os desafios da biodiversidade nos processos de conservação e sustentabilidade.
- reconhecer a diversidade natural e sociocultural do mundo como condição para o desenvolvimento sustentável.
- Abordagens e métodos de ensino: Uso de métodos de ensino para promover e educar para e sobre o Desenvolvimento Sustentável.
- Tecnologia e inovação: Utilização da tecnologia para oferecer e aprimorar o ensino e a utilização do Desenvolvimento Sustentável na educação formal e não formal.
- Medição de impacto: Métodos para medir a eficácia do ensino na contribuição para o Desenvolvimento Sustentável.
- Recomendações práticas para os formuladores de políticas públicas apoiarem a integração do Desenvolvimento Sustentável nas estruturas nacionais de educação e capacitação.
- Inovação: programas inovadores de pesquisa e ensino que possam contribuir com sucesso para o Desenvolvimento Sustentável.
- co-criação de sistemas de formação ao longo da vida para responder aos desafios contemporâneos associados às ameaças globais.
- Promoção e conhecimento da Biodiversidade, sociobiodiversidade e suas dimensões culturais
- Transições ecológicas justas que estruturem políticas públicas para a natureza e os seus direitos, para as alterações climáticas e a saúde humana e planetária acolham as migrações ambientais, as transições agroecológicas.
Outros temas também são bem-vindos.
- Apresentações e discussões plenárias: palestrantes da academia, da indústria e dos setores governamentais apresentarão múltiplas perspectivas sobre os desafios e as soluções associadas à busca do Desenvolvimento Sustentável.
- Sessões paralelas: apresentações sobre iniciativas e programas inovadores.
Este simpósio proporcionará uma plataforma valiosa para que os stakeholders possam convergir, trocar ideias e abrir caminhos para mais iniciativas que integrem educação, tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.
O Simpósio será de especial interesse para pesquisadores, educadores e especialistas em comunicação que trabalham na área da educação sustentável nos Países de Língua Portuguesa.
Existem duas possibilidades de participação no simpósio:
1. Participando apenas do Simpósio (sem apresentação de trabalho): Por favor, inscreva-se nesse website e complete todas as informações requeridas!
2. Apresentando um trabalho: Os pesquisadores podem submeter trabalhos de pesquisa completos, originais e inéditos, sejam eles conceituais ou empíricos, redigidos em português. O índice de similaridade do Turnitin deve ser inferir a 20%. Para participar, os participantes precisam enviar um resumo de 200 a 300 palavras, juntamente com os nomes dos autores e detalhes de contato completos até o dia 30 de outubro de 2024. Os artigos completos deverão ser enviados até o dia 30 de março de 2025. Os resumos devem ser enviados para Lais.VieraTrevisan (at) haw-hamburg (dot) de usando o seguinte modelo:
Template Download
Os detalhes serão discutidos com os autores selecionados.
Para aqueles que irão submeter trabalhos: Os autores receberão informações sobre as inscrições por e-mail. No caso de desejar realizar a sua inscrição neste momento,por gentileza faça-a nesse site.
A submissão antecipada de resumos é fortemente recomendada. O prazo final para submissão de resumos não deve ser considerado como a data de entrega dos resumos. Pelo contrário, é o último dia possível. Portanto, os autores que submeterem seus resumos mais tarde devem estar atentos ao fato de que vagas para apresentação poderão ser ocupadas, sendo possível apenas a apresentação de pôsteres. Por favor, envie seu resumo o mais rápido possível, para evitar possíveis problemas.
Este evento faz parte da iniciativa “Continuing Professional Development Programme on Sustainable Development”, promovida pela European School of Sustainability Science and Research (ESSSR) e pelo Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP). Será emitido aos participantes um certificado oficial de participação, útil para efeitos de desenvolvimento profissional e válido aos empregadores, com o equivalente a 20 horas, incluindo a presença no evento e o tempo de preparação.
Para compensar os custos com tempo da equipe, organização, preparação, produção e acompanhamento do livro, será cobrada uma taxa de inscrição de 270,00 euros (mais impostos) por participante inscrito. As taxas incluem os coffee breaks e almoços durante os dois dias. Para cancelamentos feitos até 2 meses antes do evento, será possível um reembolso total, deduzidas as despesas de processamento. Para inscrições até 30 dias antes do evento, é possível um reembolso de 50% do valor, deduzidas as despesas bancárias. Para cancelamentos com menos de 30 dias, nenhum reembolso é possível. Os detalhes sobre o pagamento serão enviados aos participantes.
As experiências dos apresentadores serão documentadas e divulgadas no livro “Desenvolvimento Sustentável: Teoria e Prática nos Países de Língua Portuguesa”. Todos os artigos estão sujeitos a revisão por pares e não há garantia de que os artigos submetidos possam ser publicados. Os autores deverão apresentar os seus trabalhos no evento, obter feedback e, em seguida, submeter os seus trabalhos até 30 de maio de 2025.
- Prof. Walter Leal, HAW Hamburg, Germany
- Prof. Helena Freitas, University of Coimbra, Portugal
- Prof. Sandra Caeiro, Universidade Aberta, Portugal
- Prof. Ulisses Azeiteiro, Universidade do Aveiro, Portugal
- Prof. Luciana Brandli, Universidade de Passo Fundo, Brasil
- Prof. Rosley Anholon, UNICAMP, Brasil
- Fátima Alves, CFE, Universidade Aberta;
- Paula Castro, CFE, Universidade de Coimbra;
- Diogo Guedes Vidal, CFE, Universidade de Coimbra;
- António Gouveia, CFE, Universidade de Coimbra;
- Rosário Tomás Rosa, CFE, Universidade de Coimbra e Universidade Aberta;
- Paulo Manuel Costa, CFE, Universidade de Coimbra e Universidade Aberta;
- Prof. Fernanda Rollo, CFE, Universidade Nova de Lisboa;
- Edmundo Gallo, OTSS, Fiocruz, Brasil;
- Hermano Albuquerque Castro, Fiocruz, Brasil;
- Francisco Maiato, Universidade Mandume ya Ndemufayo, Angola
- Prof. Domingos Neto, Universidade Agostinho Neto, Angola
- Prof. Judite Nascimento, University of Cape Verde
O Simpósio está sendo organizado pela Universidade de Coimbra, research center CFE (Center for Functional Ecology) and the Unesco Chair in Biodiversity Safeguard for Sustainable Development além do Research and Transfer Centre “Sustainable Development and Climate Change Management”da Hamburg University of Applied Sciences, na Alemanha, e pela GERBRAS-SCIENCENET, uma rede de cooperação entre organizações de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs interessadas no desenvolvimento de iniciativas conjuntas em ciência e tecnologia, com foco especial em sustentabilidade. O evento será realizado na Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal.